Município de São Vendelino-RS
Selo Portal Transparente

Relógio do Corpo - Plantas Medicinais

Pulmonária

Stachys byzantina K. Koch

peixinho-da-horta, orelha-de-lebre, orelha-de-cordeiro, pulmonária

Características gerais: herbácea perene, inicialmente em forma de roseta basal, depois ereta, ramificada principalmente na base, inteiramente revestida por denso indumento lanoso branco, de 20-40 cm de altura, nativa na Turkia, Ásia e Cáucaso. Folhas simples, aromáticas, curto-pecioladas, de lâmina elipsoide ou espatulada, espessa, de 5-14 cm de comprimento. Inflorescências eventuais, só ocorrendo em regiões de altitude do Sul e Sudeste do Brasil, em forma de espigas densas, terminais e axilares, com flores róseas e violetas.

Usos: é amplamente cultivada no Sul e Sudeste do Brasil para fins ornamentais em canteiro a pleno sol e para consumo como verdura. Também usada na medicina popular. Suas folhas podem ser consumidas após cozimento e preparo culinário adequados, prática esta que vem se popularizando com o boom da alta gastronomia brasileira.

Usos culinários – é uma espécie pouco conhecida como alimentícia fora do Brasil. Parece que em sua região de origem, não é tradicionalmente utilizada como hortaliça. Ao que tudo indica, o Brasil é maior consumidor desta planta. Ainda é conhecida por orelha-de-coelho (pois é macia e bem fofinha) e lamb’s ear ou montain tea em inglês. Suas folhas são muito gostosas quando empanadas e fritas. Ficam bem crocantes, com textura e leve sabor de peixe frito, daí, alguns dos nomes populares: peixinho, peixinho-da-horta ou lambari da horta. É uma espécie ainda pouco estudada quimicamente, mas são conhecidas três flavonas glicosídeos de suas partes aéreas, inclusive uma recém isolada com ação antiproliferativa e diterpenos kaurenides. Várias espécies deste gênero possuem óleos essenciais, com ação antimicrobiana, o que pode ser útil também para a indústria e reforça o uso desta espécie como alimento funcional ou na prática, alimento que funciona e é gostoso.

Fonte: Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) no Brasil – Guia de identificação, aspectos nutricionais e receitas ilustradas. Valdely Ferreira Kinupp & Harry Lorenzi. Instituto Plantarum de Estudos da Flora, 2014.