Município de São Vendelino-RS
Selo Portal Transparente

Relógio do Corpo - Plantas Medicinais

Poejo

Mentha pulegium L.

poejo, poejinho, poejo-das-hortas, poejo-real, poejo-do-rei, erva-de-são-lourenço, hortelã- miúda, menta-miúda, menta-selvagem, vique

Características gerais: erva prostrada, perene, graminoide, com cerca de 10 cm de altura, com folhas muito aromáticas, de margem inteira e limbo pontilhado de glândulas translúcidas, de menos de 1 cm de comprimento. Flores de corola violeta, reunidas em fascículos nas axilas das folhas. Originária da Europa, Ásia e Península Arábica, é aclimatada em quase todos os países de clima temperado.

Usos: as plantas colhidas durante a floração são empregadas em todos os países onde ocorre, na forma de infuso preparado de maneira usual, no tratamento caseiro de desordens digestivas, amenorreia, isto é, regras (menstruação) diminuídas, gota, resfriados e para aumentar a micção, segundo a literatura etnofarmacológica. Sua administração em doses elevadas, equivalente a 5 g do óleo essencial, tem ação abortiva e hepatotóxica, isto é, pode provocar problemas no fígado, o que motivou sua classificação e de seu óleo essencial como não recomendáveis para uso oral, na Europa e nos Estados Unidos. Em aromaterapia são atribuídas ao óleo essencial desta planta propriedades mucolítica, anticatarral, tônica e estimulante, hipertensiva e cardiotônica1 , carminativa2, estimulante hepatobiliar e emenagoga, com indicações para o tratamento de bronquite catarral crônica, bronquite asmática, coqueluche, leucorreia e dismenorreia. Externamente é usada para tratamento de afecções da pele. Os resultados do seu estudo químico e farmacológico relatam a presença de até 2% de óleo essencial, cujo principal componente é a pulegona, substância responsável pelo seu cheiro e por suas ações tóxicas, acompanhada de mentona e isomentona, bem como de flavanoides, especialmente diosmina e hesperidina. Contém também o ácido rosmárico, um dos principais ativos do alecrim (Rosmarinum officinalis). Embora sem comprovação experimental conduzida cientificamente, a planta e seu óleo essencial são considerados como antimicrobianos, inseticidas e repelentes de cães e gatos.

Glossário de termos médicos botânicos

1 Cardiotônica – tônico do coração

2 Carminativa – provoca a eliminação de gases do aparelho digestivo.

Fonte: Plantas medicinais no Brasil: Nativas e Exóticas. Harri Lorenzi & Francisco José de Abreu Matos. 2ª edição. Nova Odessa, SP: Instituto Plantarum, 2008.