Município de São Vendelino-RS
Selo Portal Transparente

Relógio do Corpo - Plantas Medicinais

Melissa

Melissa officinalis L.

Cidreira, erva-cidreira, cidreira-verdadeira, melissa, cidrilha, meliteia, chá-da-frança, limonete, citronela-menor, melissa-romana, erva-luísa, salva-do-brasil, chá-de-tabuleiro

Características gerais: herbácea perene, aromática, ramificada desde a base, ereta ou de ramos ascendentes, de 30-60 cm de altura, nativa da Europa e Ásia e cultivada no Brasil. Folhas membranáceas, rugosas, de 3-6 cm de comprimento. Flores de cor creme, dispostas em racemos axilares, produzidas apenas nas regiões de altitude do Sul. Multiplica-se por estacas e sementes.

Usos: é cultivada nas regiões temperadas como aromatizante de alimentos e para fins medicinais desde tempos remotos, tendo sido introduzida no Brasil há mais de um século. As suas folhas e inflorescências são empregadas na forma de chá, de preferência com planta fresca, como calmante nos casos de ansiedade e insônia e também como medicação contra dispepsia1, gripe, bronquite crônica, cefaleias, enxaqueca, dores de origem reumática, para normalizar as funções gastrointestinais e, externamente, no tratamento de manifestações virais. O seu chá por infusão, preparado adicionando-se água fervente em 1 xícara (chá) contendo uma colher (sobremesa) de folhas e ramos frescos ou secos bem picados, na dose de uma xícara (chá) pela manhã e outra à noite, é recomendado contra dores de cabeça, problemas digestivos, cólicas intestinais, ansiedade e nervosismo. Recomenda-se também como banho relaxante de imersão durante 15 minutos, o infuso, preparada pela adição de 1/2 litro de água fervente sobre 15 colheres (sopa) de folhas e ramos florais picados. Seu óleo essencial submetido a ensaios farmacológicos demonstrou uma ação bacteriostática. Os seus tatinos diferem dos normalmente encontrados em outras plantas, atribuindo-se a estes, forte ação virustática, principalmente sobre o vírus Herpes Simplex I, causador do herpes labial. Na sua composição química é registrada a presença de óleo essencial rico em citral, citronelal, citronelol, limoneno, linalol e geraniol, taninos, ácidos triterpenoides, flavanoides, mucilagens, resinas e substâncias amargas, bem como glocosídeos dos álcoois presentes no óleo essencial. A composição do seu óleo essencial é semelhante, até certo ponto, ao de um dos quimiotipos de Lippia alba.

Glossário de termos médicos botânicos

1 Dispepsia – dificuldade de digestão.

Fonte: Plantas medicinais no Brasil: Nativas e Exóticas. Harri Lorenzi & Francisco José de Abreu Matos. 2ª edição. Nova Odessa, SP: Instituto Plantarum, 2008.