Município de São Vendelino-RS
Selo Portal Transparente

Relógio do Corpo - Plantas Medicinais

Manjericão

Ocimum basilicum L.

alfavaca,alfavaca-cheirosa, alfavaca-da-américa, alfavaca-do-mato, alfavacão, basílico-grande, basilicão, basílicum-grande, erva-real, folhas-largas-dos-cozinheiros, manjericão, manjericão- da-flor-branca, manjericão-da-folha-larga, manjericão-de-molho, manjericão-doce, manjericão-grande, quioiô, remédio-de-vaqueiro

Características gerais: subarbusto aromático, anual, ereto, muito ramificado, de 30-50 cm de altura, nativo da Ásia tropical e introduzido no Brasil pela colônia italiana. Folhas simples, membranáceas, com margens onduladas e nervuras salientes, 4-7 cm de comprimento. Flores brancas, reunidas em racemos terminais curtos. Multiplica-se por sementes e estacas.

Usos: é muito cultivada em quase todo Brasil em hortas domésticas para o uso condimentar medicinal, sendo inclusive comercializada na forma fresca em feiras e supermercados. Existem cultivares de folhagem arroxeada para o uso ornamental. É uma erva aromática, restaurativa, que alivia espasmos, baixa a febre e melhorar a digestão, além de ser efetiva contra infecções bacterianas e parasitas intestinais. O seu chá é considerado estimulante digestivo, antiespasmódico1 gástrico, galactógeno, béquico2 e antirreumático. É recomendado para problemas digestivos em geral (estomacal, hepático, vesícula biliar e gases intestinais) na forma de infusão, preparado adicionando-se água fervente em 1 xícara (chá) contendo 1 colher (sobremesa) de folhas e inflorescências picadas, ministrando-se 1 xícara (chá) coado antes das principais refeições. Recomenda-se este mesmo chá adoçado com 1 colher (sobremesa) de mel para problemas das vias respiratórias (tosses noturnas, gripes, resfriados e bronquites). Em algumas regiões do país é usado para problemas da boca e garganta na forma de bochechos e gargarejos com o seu chá em decção, preparado fervendo-se ½ litro com 50 gramas de folhas secas ou 100 gramas de folhas frescas. Não é recomendado o seu uso para gestantes nos 3 primeiros meses de gravidez. Sua análise química revelou a presença de taninos, flavanoides, saponinas, cânfora, e no óleo essencial: timol, metil-chavicol, linalol, eugenol, cienol e pireno.

Glossário de termos médicos botânicos

1 Antiespasmódico – que acalma os espasmos ou contração da musculatura lisa.

2 Béquico – que combate a tosse

Fonte: Plantas medicinais no Brasil: Nativas e Exóticas. Harri Lorenzi & Francisco José de Abreu Matos. 2ª edição. Nova Odessa, SP: Instituto Plantarum, 2008.