Município de São Vendelino-RS
Selo Portal Transparente

Relógio do Corpo - Plantas Medicinais

Dente-de-leão

Taraxacum officinale F.H. Wigg.

Dente-de-leão, dente-de-leão-dos-jardins, taraxaco, alface-de-cão, salada-de-toupeira, armagosa, amor-dos-homens, chicória-louca, chicória-silvestre

Características gerais: herbácea anual ou perene, acaule, lactescente, com raiz pivotante, de 15-25 cm de altura, nativa da Europa e Ásia. Folhas rosuladas basais, simples, com margens irregulares e profundamente partidas, de 10-20 cm de comprimento. Flores amarelas, reunidas em capítulos grandes sobre haste floral oca de até 25 cm de comprimento. Os frutos são aquênios escuros e finos, contendo um em uma das extremidades um chumaço de pelos que facilitam sua flutuação no vento. Multiplica-se principalmente por sementes.

Usos: cresce espontaneamente com muito vigor em solos agrícolas e outras áreas sob distúrbios nas regiões Sul e Sudeste do Brasil durante inverno e primavera, onde é considerada “planta daninha”. Suas folhas são consumidas como saladas em algumas religiões. As flores são melíferas. Essa planta é usada na medicina tradicional desde tempos remotos na Europa. No Brasil é considerada diurética potente, sendo empregadas suas folhas, raízes e capítulos florais, para dores reumáticas, diabetes, inapetência, afecção da pele, hepáticas e biliares, prisão de ventre e astenia. Para distúrbios de função digestiva (estomacal, hepática, biliar, intestinal e prisão de ventre) e como diurético, é recomendado seu extrato alcoólico, preparado amassando-se em pilão 2 colheres (sopa) de raízes e folhas picadas e deixando-se em repouso por 3 dias em 1 xícara (chá) de álcool de cereais a 75%, administrando 1 colher (chá) diluído em um pouco de água antes das principais refeições. Recomenda-se ainda em uso externo para afecções de pele do rosto (pruridos, eczemas, escamações, vermelhidão) e irritação dos olhos, o seu chá, preparado com 1 colher (sopa) de raízes picadas em 1 xícara (chá) de água em fervura por 5 minutos e adicionando-se 1 colher (sobremesa) de mel após esfriar e coar. Na sua composição química destaca-se a presença de óleo-resina, alcaloides (taraxina), taninos, carotenoides, colina, fitoesterol, sais minerais (principalmente potássio) e princípio amargo (taraxicina).

Fonte: Plantas medicinais no Brasil: Nativas e Exóticas. Harri Lorenzi & Francisco José de Abreu Matos. 2ª edição. Nova Odessa, SP: Instituto Plantarum, 2008.