Município de São Vendelino-RS
Selo Portal Transparente

Relógio do Corpo - Plantas Medicinais

Alecrim

Rosmarinus officinalis L.

Alecrim, alecrim-comum, alecrim-de-casa, alecrim-de-cheiro, alecrim-de-horta, alecrim-de- jardim, alecrim-rosmarinho, erva-cooada, erva-da-graça, flor-de-olimpo, rosa-marinha, rosmarinho, rosmarino.

Características gerais: pequena planta de porte subarbustivo lenhoso, ereto, pouco ramificado, de até 1,5 m de altura. Folhas lineares, coriáceas e muito aromáticas, medindo 1,5 a 4 cm de comprimento por 1 a 3 mm de espessura. Flores azulado-claras, pequenas e de aroma forte muito agradável. É nativa da região Mediterrânea e cultivada em quase todos os países de clima temperado de Portugal à Austrália. Seu cultivo pode ser feito a partir de mudas preparadas por estaquia ou mergulhia, crescendo bem em solo rico em calcário e em ambientes úmidos de clima ameno. Existem mais de 10 variedades em cultivo desta planta, todos para o mesmo uso, porém com aromas diferentes.

Usos: As folhas, flores e frutos secos triturados formam uma excelente mistura para uso como tempero de carnes e massas. Seu uso medicinal é referido na literatura etnofarmacológica, que cita o emprego de suas folhas na medicina tradicional de vários países da forma de chá do tipo abafado (infusão),usado como medicação para os casos de má digestão, gases no aparelho digestivo, dor de cabeça, dismenorreia, fraqueza e memória fraca. O estudo das informações sobre essa planta permitiu selecionar como indicação aceita internacionalmente, no tratamento caseiro nos casos de hipertensão, problemas digestivos, perda de apetite e, externamente, nos sintomas de reumatismo. Ensaios farmacológicos comprovaram sua propriedade espasmolítica sobre a vesícula e o duodeno, colerética, protetora hepática, e antitumoral. Análise fitoquímica registrou para suas folhas a presença de óleo essencial constituído de uma mistura de componentes voláteis que é responsável pelo seu odor típico, dentre os quais as principais são cineol, alfa-pineno e cânfora e, entre os compostos não vou voláteis, o ácido cafeico, diterpenos amargos, flavonoides e triterpenoides. Em uso tópico local é considerada cicatrizante, antimicrobiana contra Staphylococcus e Monilia e estimulante do couro cabeludo. Por via oral é diurético, colagogo1, colerético2, carminativo3 e também anti- inflamatório intestinal, sendo uso de seu chá recomendado inclusive para o tratamento por via oral de cistite e enterocolites e de hemorróidas inflamadas. O chá deve ser tipo abafado (infusão), feito com uma colher das de chá (cerca de 2 g) das folhas postas em infusão com água fervente, em quantidade suficiente para uma xícara das médias. Bebe-se uma xícara três vezes ao dia. Para o uso de uso em banhos e lavagens locais, faz-se um chá abafado com 50 g das folhas em um litro de água. Apesar de ser pouco tóxica, a ingestão de grande quantidade das folhas pode provocar intoxicação com aparecimento de sono profundo, espasmos, gastroenterite, sangue na urina, irritação nervosa e nas doses maiores, morte.

Glossário de termos médicos botânicos

1 Colagogo – diz-se do medicamento que atua aumentando o volume da secreção biliar.

2 Colerético - diz-se do medicamento que atua aumentando a concentração da secreção biliar.

3 Carminativo – provoca a eliminação de gases do aparelho digestivo.

Fonte: Plantas medicinais no Brasil: Nativas e Exóticas. Harri Lorenzi & Francisco José de Abreu Matos. 2ª edição. Nova Odessa, SP: Instituto Plantarum, 2008.