Implantação de aviários segue avançando e em breve terá alojamentos - 19/03/2021

A realização de inúmeras terraplenagens em 2019 e 2020 agora se faz justificada com a implantação de grandes galpões para a criação de aves e suínos no município de São Vendelino. Com um incremento previsto de mais de 21% no número de animais alojados, o investimento em terraplenagens e o apoio aos produtores rurais se revela satisfatório também para os empreendedores desta área.

Na semana que passou a prefeita Marlí Lourdes Oppermann Weissheimer foi até a propriedade da família Kuhn, na localidade de Piedade. O empreendimento iniciado pelo pai, Ênio, tem continuidade agora com os filhos Gabriel e Rafael. Juntamente com o secretário da Agricultura Sidnei Schaefer, conferiu o grandioso empreendimento que poderá alojar cerca de 60 mil aves por lote. "A estrutura impressiona pelo porte. O aviário com todo o sistema automático e climatizado permite o alojamento de milhares de aves e assim retorno financeiro para a família e também ao município", mencionou a prefeita Marlí. Na avaliação dela, é claro, um investimento destes é elevado, mas com o aporte da empresa integradora que tem interesse até de ampliar a produção da família com a construção novos galpões fica evidente a seriedade da gestão rural de parte a parte.

Em outros tempos a criação de aves era até arcaica, mas agora, com sistemas como este, totalmente automatizado, o trabalho se mostra extremamente profissional e em constante evolução. "O desenvolvimento da agricultura nos mostra que há sucessão familiar e isso é muito bom. Estamos apoiando a parte técnica dos projetos e também orientamos os produtores", citou Leneu Blauth, que atua na secretaria da agricultura e responde por questões técnicas.

De acordo com o secretário de Gestão, Evandro Schneider, os investimentos feitos em terraplenagem em anos anteriores já contam hoje com empreendimentos de grande porte devendo gerar retorno financeiro para o município a partir do ano que vem.

"A administração pública é um processo contínuo de evolução sendo dada sequência aos projetos que estavam em andamento. Assim também o é na propriedade rural. Vemos os filhos Gabriel e Rafael seguindo os passos do pai, Ênio, e o melhor, estão ampliando o investimento de forma que fique evidente que a agricultura é uma oportunidade de sustento além de gerar melhor qualidade de vida às famílias", finaliza a prefeita.