Rotinas no Posto de Saúde mudam devido ao Covid-19 - 27/02/2021

Tendo em vista o avanço da pandemia da Covid-19 a Secretaria Municipal de Saúde de São Vendelino optou por alterar as rotinas na Unidade Básica de Saúde (UBS). Depois de reunião da Secretária Martina Seibert, sob a orientação dos profissionais do setor, e da prefeita Marlí Lourdes Oppermann Weissheimer, ficou definido que:

- Exames de Rotina estão suspensos na UBS;

- Os exames laboratoriais devem ser feitos nas sedes dos laboratórios, não havendo mais equipe volante que venha a UBS;

- Apresentação de exames já realizados devem ser apresentados aos médicos, somente nas quartas-feiras, através de agendamento prévio;

- Consultas com os médicos Samuel e Murilo serão realizadas somente em caso de urgência e emergência;

- Agendamentos com os demais profissionais da UBS (exceto os clínicos gerais) seguem sendo realizados normalmente, todavia devem ser respeitados os horários;

- Quem necessita de receita médica deve telefonar no Posto de Saúde, agendar retirada estando ela pronta na data e hora combinada;

- Receitas de medicação controlada tem validade de seis meses. Antes de transcorrido o período deve ser ligado para o Posto de Saúde, informar quem é o médico que solicitou a receita, sendo a mesma reencaminhada.

Segundo a secretária Martina, a preocupação no momento é minimizar todos os riscos de contágio, cuidando da população. "Por precaução mudamos o atendimento, mas todos terão seus pedidos atendidos. O momento é de exceção, assim, cada cuidado é fundamental", destacou Martina Seibert.