CAPACITAÇÃO SOBRE DESASTRES NATURAIS DO ARROIO FORROMECO - 14/05/2019

Ocorreu na noite da última terça-feira, 30/04, a palestra com o Grupo de Prevenção a Desastres Naturais (GPDEN), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), coordenada pelo professor Masato Kobiyama. Na ocasião estiveram presentes professores, as equipe diretivas das Escolas da rede Municipal e da rede Estadual de São Vendelino e público em geral. Masato fez uma breve apresentação de toda a trajetória da pesquisa que se iniciou em São Vendelino, com a instalação de uma estação meteorológica no Corpo de Bombeiros e ponto de medição das enchentes no leito do Arroio Forromeco, para auxiliar na pesquisa diversos projetos desenvolvidos pela UFRGS. Todo este estudo resultou numa Bacia-escola para aplicação da hidrologia na redução de desastres naturais na bacia do Arroio Forromeco. Na sequencia, os alunos bolsistas do professor Masato explicaram aos professores como acessar ao site dos dados meteorológicos de São Vendelino e trabalhar em sala de aula, Também, foi abordado sobre mapeamento de perigo e inundação na bacia do Arroio Forromeco e sobre deslizamentos e fluxos de detritos, analisando as enchentes de 1982 e 2000, que marcaram a história de São Vendelino, por deixar uma grande destruição na cidade. Para finalizar a secretária Marlí, agradeceu a presença do professor Masato e toda a equipe do GPDEN pela parceria da UFRGS pela oportunidade de fazer formação continuada com os professores, trazendo conhecimento relevantes para a comunidade escolar e por desenvolver um trabalho de excelência ajudando o município a pensar políticas públicas para prever futuros desastres naturais, uma vez que todo o território de São Vendelino é cortado pelo Arroio Forromeco.