Semana foi toda de repercussão pelo sucesso de São Vendelino na Educação - 15/12/2018

Legenda: Pequeno Paraíso é o quinto melhor do Estado e primeiro no Vale do Caí em atendimento na Educação Infantil

A semana foi toda de repercussão na imprensa do relatório divulgado no dia 6 pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE/RS) que coloca São Vendelino entre os cinco municípios gaúchos com melhor índice de atendimento de crianças na Educação Infantil. O tema foi manchete na edição de segunda-feira (10) do Jornal NH, de Novo Hamburgo, e foi replicado na Rádio Vale Feliz e outras emissoras da região. Na terça (11) o assunto foi tema da entrevista ao vivo da secretária interina de Educação, Marli Oppermann Weissheimer, ao programa Realidade da Rádio América AM, de Montenegro. O assunto matéria também no Jornal QTal e, na quarta-feira, foi a vez do jornal Fato Novo destacar o tema e, na quinta, o Primeira Hora de um grande destaque a o relatório, com uma boa análise da região.

A 9ª edição do documento Radiografia da Educação Infantil no Rio Grande do Sul aborda os anos de 2016 e 2017 e foi apresentado no Plenário Silveira Martins, na sede do TCE/RS, em Porto Alegre. Além da 5ª melhor colocação entre os 496 municípios gaúchos, desde 2013 São Vendelino está em 1º lugar no Vale do Caí, no atendimento de crianças de zero a cinco anos. Vale lembrar que a Administração Municipal investe cerca de 30% de seu orçamento em Educação (mais do que os 25% obrigatórios em lei).

PRÉVIA

O Tribunal de Contas já havia dado em agosto uma prévia do sucesso de São Vendelino, quando divulgou dados do monitoramento desenvolvido pela Associação dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e pelo Instituto Rui Barbosa. Ali já havia ficado claro que o Município tinha superado agora metas de atendimento previstas lá para 2024, segundo o Programa Nacional de Educação (PNE).

Fatos que foram noticiados em agosto no portal da Prefeitura, em setembro no portal Beta Redação, da Faculdade de Jornalismo da Unisinos, e na última edição da Revista do Município, distribuída em outubro aos são-vendelinenses.

ESTRUTURA E PROJETOS

O Município tem duas Escolas de Educação Infantil, a Estrelinhas do Recanto, no bairro Recanto do Paraíso, que atende atualmente 74 crianças, e a Pequeno Paraíso, no Centro, que tem 78 alunos. Números que representam toda a demanda atual do Município, já que há anos não há fila de espera na Educação Infantil em São Vendelino

Mesmo assim, a Prefeitura está atenta ao crescimento do número de crianças na rede, justamente para garantir o bom índice de atendimento para os próximos anos. Tanto que ainda em 2017 adquiriu, com recursos próprios, o terreno ao lado da EMEI Estrelinhas do Recanto e tem dois projetos de ampliação para os quais está buscando recursos federais.

Um deles de R$ 160 mil para construção de uma nova sala com capacidade para pelo menos 20 crianças. Este foi cadastrado junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) ainda em 2016, buscando recursos federais para a obra. O outro projeto é maior, prevendo a ampliação da Estrelinhas em pelo menos 60 vagas. Neste caso, um projeto de R$ 550 mil, que foi justamente o motivo da compra do terreno. Além do FNDE, a Prefeitura também tem buscado apoio de parlamentares para a obtenção dos recursos para a obra.