SMECD realiza formações sobre BNCC - 16/07/2018

Ao longo do ano de 2018, a Secretaria Municipal da Educação, Cultura e Desporto, está realizando uma série formações com as equipes diretivas das escolas e com o corpo docente para estudar e se apropriar dos conhecimentos da Base Nacional Comum Curricular, que deverá ser implementada em toda a da rede de ensino do município de São Vendelino a partir de 2019.

Ainda no mês de março foi realizado o Dia D da BNCC, quando ocorreu uma mobilização nacional em todas as escolas o país para estudar o Texto-Base que foi homologado pelo Ministério da Educação em 20 de dezembro de 2017.

Ao longo do mês de maio teve formação com Marléa Ramos Alves, coordenadora Estadual da BNCC pela Undime. No mês de julho teve palestra com Patrícia Castilhos dos Reis, Coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação de Rolante e representante da Undime da etapa da Educação Infantil e na próxima quarta (18 de julho), haverá palestra com Neide Vargas, que é diretora de educação no município de Novo Hamburgo e coordenadora estadual da etapa Ensino Fundamental da BNCC no Rio Grande do Sul.

Também estão sendo realizados debates da BNCC dentro do Conselho Municipal da Educação (CME), que terá que aprovar o documento final, encaminhado pela SMECD até o final do ano de 2018.

Prevista no Plano Nacional de Educação (PNE), a BNCC começou a ser construída em 2015, seguindo um processo conduzido pelo Ministério da Educação (MEC), Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Educação (Consed), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e Conselho Nacional de Educação (CNE).

De acordo com a Secretária da Secretária Municipal da Educação, Cultura e Desporto (SMECD), Mariana Becker Machado, os encontros de formação realizados pela SMECD tem por objetivo debater sobre a BNCC, visando a construção dos currículos no município de São Vendelino, além dos materiais didáticos e avaliações também devem ser revisados a partir da BNCC.