Prefeita vai à Capital pedindo ajustes do mapa de São Vendelino - 20/07/2023

A prefeita Marlí Weissheimer, de São Vendelino, esteve na secretaria de Planejamento do Estado questionando as divisas com outros municípios como Carlos Barbosa, Barão, Alto Feliz e Bom Princípio.

"Havíamos conversado com o IBGE a respeito, mas a tomada de decisão dependia dos mapas do setor de planejamento do Estado. Os mapas, de maneira alguma, conferem com o que está na nossa lei de emancipação, de 1988. É necessário fazer esse ajuste", argumenta a prefeita Marlí. Segundo ela a inconformidade de divisas gera uma série de transtornos para os municípios, afinal, os registros de áreas e talões de produtores, por exemplo, estão conforme os mapas locais. "Vimos o nosso mapa e nos espantamos pois há áreas totalmente desproporcionais", citou.

Questões de divisas foram muito debatidas nos últimos anos, com possibilidades de mudanças, mas não havendo alteração das mesmas o justo e correto é seguir o que dizem as leis vigentes, assim, é necessária a adequação.

Junto com a prefeita estiveram Paulo Schaefer, servidor municipal há muitos anos no município, e o engenheiro Tiago München, que responde pelo setor de engenharia, levando consigo mapas antigos do município de São Vendelino comprovando as diferenças existentes.

"Nós, como gestores, queremos que tudo esteja ajustado, cabendo a nós a responsabilidade sobre o que é, de fato, nosso", pondera a prefeita falando sobre as áreas que são correspondestes aos municípios conforme os mapas feitos nos tempos de emancipação