Educação é alvo de debate na Amvarc - 24/08/2021

Na reunião realizada na manhã de ontem, dia 23, no campus da UCS, em São Sebastião do Caí, as lideranças da Amvarc trataram de um grande número de pautas dentre as quais adequações de protocolos de segurança sanitária no que diz respeito à pandemia.

O município de São Vendelino esteve representado pela prefeita Marlí Lourdes Oppermann Weissheimer e pela Coordenadora Pedagógica e Responsável pela Educação, Mariana Becker Machado. A temática educação foi ponto importante na reunião pois foi trazido à tona a obrigatoriedade constitucional de investimento de 25% do orçamento público neste setor. É sabido que muitos municípios enfrentam dificuldade, por conta do ensino híbrido ou remoto, para alcançar o percentual, todavia, legalmente o percentual é obrigatório. De acordo com a prefeita Marlí Weissheimer, o investimento de um ¼ do orçamento de São Vendelino em educação é elevada nos moldes atuais, podendo ser priorizados outros setores, contudo, segundo ela: "a educação jamais será vista como um custo, mas sim como uma possibilidade de futuro melhor para as novas gerações".

Também entrou em pauta a questão dos 70% do Fundeb para o remuneração dos profissionais da educação. O tema educação também foi mencionado quando referente ao teto de remuneração dos profissionais.

A reunião foi ampla e tratou de temas como a Corsan, que não tem atuação em São Vendelino, todavia, é de grande importância no contexto regional e estadual.