MUNICÍPIO PROPÕE PARCERIA COM A COMUNIDADE CATÓLICA - 10/05/2018

Na tarde desta terça-feira, 08/05, a Administração Municipal propôs parceria para a utilização das dependências do Salão "O Imigrante", e o repasse de 40 mil reais pelo período de 4 anos. Além do Prefeito Municipal, Evandro Luis Schneider, estiveram presentes na reunião o Bispo Dom Carlos Romulo Gonçalves e Silva, Padre Márcio Weber, os coordenadores da paróquia Douglas Dalcin, Fernando Angst, Sulane Jahn, Teresinha Werner, Cleiton Willrich e a Secretária de Administração Caroline Ledur.
Tratativas em torno da nova parceria foram propostas pelo Executivo desde julho do ano passado, a partir da implantação da nova Lei 13.019, que trata das formalidades de parcerias firmadas entre o poder público e as entidades sociais. No valor proposto pelo executivo, a primeira parcela de 10 mil reais já foi repassada a título de aluguel do Salão "O Imigrante" para fins de realização do Kerbfest de outubro de 2017, e outros 30 mil reais serão repassados de acordo com plano de trabalho. Os recursos deverão ser aplicados em melhorias do salão e realizada a respectiva prestação de contas.
A parceria permitirá a utilização das dependências do salão para a realização de diversas atividades da Administração Municipal, entre elas, a escolinha de futebol, campeonatos municipais, Kerbfest, Kerbball, feiras, reuniões, palestras, entre outros que vierem a ser acordados. A proposta também inclui o uso pelos alunos da escola estadual em dias chuvosos, pois integram a comunidade e os projetos sociais do município. A minuta da parceria será encaminhada nos próximos dias à coordenação da comunidade católica para análise. Após aceitação, projeto de lei deverá ser encaminhado para a Câmara Municipal para autorizar a parceria por chamamento público conforme determina legislação vigente, que não permite mais realizar apenas simples convênio ou contrato.
Além da proposta de utilização do salão, outras formas de parceria envolvendo os interesses comunitários já estão sendo realizadas, a exemplo do que ocorre com a manutenção, pelo município, da praça da Igreja e do salão e dos seus entornos, locação de salas comerciais junto ao salão para o escritório municipal da EMATER e arquivo municipal, iluminação e decoração natalina, a disponibilização do coral municipal para participar das atividades propostas, o auxílio da equipe, maquinários e material da Secretaria de Obras para as comemoração de "Corpus Christi" e manutenções do cemitério, disponibilização de espaço gratuito para exploração comercial com a venda de pães e cucas durante o Kerbfest de 2017, além de melhorias em geral quando necessárias. Através da parceria proposta, o município visa proporcionar à população acesso às diversas atividades sociais desenvolvidas, a participação comunitária e visa eliminar situações que possam estar bloqueando a parceria em definitivo.