Município de São Vendelino-RS
Selo Portal Transparente

Notícias

São Vendelino promove palestra de conscientização dentro do Outubro Rosa - 13/10/2016

O Outubro Rosa está movimentando a ala feminina de São Vendelino. Durante todo este mês, as mulheres são convidadas a colocar em dia seus exames de mamografia e citopatológico, bem como a participarem da palestra que irá tratar da prevenção do câncer de mama e de colo de útero. O encontro com a médica ginecologista Paula Pertile, que atende na Unidade Básica de Saúde (UBS) local, está marcado para o próximo dia 21, no Ginásio do Vale Suíço. A programação começa no final da manhã, com almoço (galinhada, pão e salada) a 12 reais por pessoa. Interessadas em participar do dia de mobilização deve fazer a reserva até o dia 18, com agentes de saúde ou no Posto de Saúde, pois haverá transporte. O transporte irá iniciar seu trajeto a partir das 10h30min.


A cada ano a Secretaria Municipal da Saúde e Assistência Social consegue atingir mais mulheres no Outubro Rosa. Em 2015, terceiro ano de adesão à campanha de mobilização nacional de prevenção ao câncer de mama e colo de útero, 112 procuraram a UBS em busca de exames e esclarecimentos sobre os cuidados.


Seguindo a tradição, as mulheres de São Vendelino que não fizeram a mamografia e o exame citopatológico neste ano podem agendar consulta na UBS. As mulheres que já tiverem a requisição da mamografia serão atendidas no decorrer do mês de Outubro. A Secretaria de Saúde irá comunicar a data da realização desses exames. Maiores informações pelo telefone 3639 1212.